O Barcelona vem há alguns anos com problemas nos bastidores que refletem dentro de campo, já são oito anos sem ganhar a Champions League, eliminações na primeira fase e viradas históricas. Além disso, perderam Lionel Messi e vem tentando se recuperar com manobras financeiras e até fazem uma temporada com grandes chances de títulos nacionais.
Uefa pode tirar Barcelona da Champions League por escândalo; entenda. (Imagem: Designer Marcos Vinícius)
Quando parecia que a paz reinava em solo catalão, uma bomba surgiu nos bastidores do clube e que rapidamente veio a tona na imprensa e que pode causar ao clube grandes percas financeiras, do moral e também de banimentos. A UEFA já sinalizou que está de olho no processo e pode não aceitar o clube na UCL, mesmo que o time de Xavi vença o Campeonato Espanhol.
No último mês de fevereiro, um ex- vice-presidente da comissão de arbitragem da federação espanhola foi fazer sua declaração de imposto de renda e lá foi visto um dinheiro com uma origem no mínimo inusitada. Negreira havia sido contratado pelo Barcelona para fazer scouts de árbitros para o time azul-grená.
De cara, o assunto não gerou tanta preocupação para os culés, mas foram analisados alguns saques feitos pelo homem em questão e onde esse dinheiro foi parar é uma grande questão. O ministério público espanhol desconfia e investiga uma possível influência na escala de árbitros nos jogos do clube e que consequentemente pudessem beneficiar a equipe.
Na última semana foram divulgados relatórios que mostram o que de fato Negreira fez para o Barcelona. Um ponto levantado por muitos é que assim que ele deixou a função na federação, o Barça o tirou da lista de pagamentos. Segundo a equipe, era preciso corte de custos.
John Menzies
O que diz o clube?
Até agora, nem federação, nem o Barcelona se pronunciaram sobre o caso oficialmente, apenas o atual presidente do clube afirmou que está sendo feita uma perseguição ao clube. Negreira trabalhou na gestão anterior de Laporta e o time afirma que queria apenas análises de como aquele árbitro escalado costumava agir, para orientar seus jogadores a como se portar com aquele árbitro em questão.
Culers, estigueu tranquils. El Barça és innocent del que se l’acusa i víctima d’una campanya contra la seva honorabilitat en la que ara ja hi són tots. Cap sorpresa, defensarem el Barça i demostrarem la innocència del Club. Molts hauran de rectificar. #totsUnitsFemForça
— Joan Laporta Estruch🎗 (@JoanLaportaFCB) March 12, 2023
Opinião pública e de outros clubes
Quando o assunto surgiu, o Real Madrid foi o único clube da primeira divisão que não assinou uma petição contra o Barça, mas quando os pontos surgiram, o maior rival do clube Blaugruna emitiu nota preocupado. Na imprensa o Jornal Marca da Capital Espanhola vem apedrejando o Barcelona, enquanto o Mundo Deportivo trata com mais cuidado.
Amanda Castro é jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e especialista em Inbound Marketing e SEO. Possui experiência em produção de conteúdo otimizado para nichos como economia, entretenimento, automobilismo e lifestyle. Atualmente, com 25 anos, dedica-se à pesquisa e produção de conteúdo para o nicho esportivo, atuando como redatora do site Guia das Bets.