Copa do Mundo 2026: Fifa confirma novo formato; confira as mudanças

Início » Copa do Mundo 2026: Fifa confirma novo formato; confira as mudanças
Compartilhe:

Há alguns anos, a Fédération Internationale de Football Association (FIFA) estudava a possibilidade de mudanças estruturais em suas grandes competições como o Mundial de Clubes e a Copa do Mundo. Bem, agora que passamos a Copa do Mundo do Catar, foi definido, no último dia 14/03, que haverão mudanças em suas competições. Vamos analisar as mudanças estabelecidas na principal competição do futebol mundial: a Copa do Mundo.

Copa do Mundo 2026: Fifa confirma novo formato; confira as mudanças

Copa do Mundo 2026: Fifa confirma novo formato; confira as mudanças

A Copa do Mundo é realizada a cada 4 anos. Os países que possuem interesse em sediar a Copa, ou até mesmo uma coligação de países, podem colocar o seu nome no sorteio e com sorte serão escolhidos.

Na próxima edição do Mundial, os jogos serão realizados em 3 países localizados na América do Norte: Canadá, Estados Unidos e México. Os estádios escolhidos já estão em processo de adaptação para os padrões FIFA, exigência da confederação.

Leia mais: Quem vai vencer a Champions League 2022/2023? Confira palpites

Como será o novo modelo da Copa do Mundo?

Desde 1998, na França, a competição contava com 32 equipes, divididas em 8 grupos de 4. Agora, teremos 48 seleções na Copa, com 12 grupos de 4. Na última edição, realizada no Catar, foram 64 partidas realizadas, contando fase de grupos, oitavas-de-final, quartas-de-final, semifinal, disputa de 3º lugar e a final. Agora, a competição terá 104 partidas realizadas.

Este aumento vem decorrente de alguns motivos. Além do maior número de equipes, teremos outra mudança que afetará diretamente na competição. No modelo atual, apenas os dois primeiros colocados na fase de grupos são classificados para o mata mata.

Agora, além dos dois primeiros colocados, as seleções que ficaram em 3º nos grupos participarão de uma fase de 32-avos de final, como se fosse uma pré-oitavas.

Agora, o time campeão terá mais um jogo de Copa do Mundo em seu currículo, pois deixam de ser 7 jogos até a taça, tornando-se 8. Isso influencia diretamente no elenco da seleção, que poderá sofrer com desgastes e suspensões devido à cartões recebidos.

Por sorte, já houve a mudança de número de convocados já nesta última Copa, onde os técnicos podem trazer 27 jogadores para a competição. 

Dica de aposta

Ainda falta muito tempo para a realização da próxima Copa do Mundo, mas enquanto isso, sugerimos acompanhar os principais campeonatos do mundo, onde os talentos da Copa de 2026 estão sendo lapidados neste exato momento.

Quando assistir aos campeonatos e sentir vontade de apostar, lembre-se sempre do site F12.BET, onde as melhores cotações do mercado estão lá. Acesse a F12.BET e aproveite. Também recomendamos a Pixbet e a Betano.

Atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual Governadora do Estado de Pernambuco durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou dois anos na graduação de Relações Internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em Inglês, também já atuou como professor de idiomas. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, com 22 anos, dedica-se à pesquisa e produção de conteúdo para o nicho esportivo, atuando como redator dos sites Guia das Bets e F12Tips.
Flávio Costa
Conteúdo criado por humano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *